Olá,
gostaria de ser atendido
no Consórcio Tradição!

Home / Blog / Você gasta alem dos seus limites? Acredite, pode ser falta de sonhos!

Você gasta alem dos seus limites? Acredite, pode ser falta de sonhos!

Um dos segredos é cultivar sonhos. Não aqueles impossíveis, mas sonhos que você pode alcançar se fizer um esforço adequado durante um determinado período. Com um ou mais objetivos bem definidos, colocados no papel e orçados, fica mais fácil controlar o impulso e fazer escolhas baseadas no que é prioritário para você em cada momento, em vez de ceder aos estímulos para comprar, comprar, comprar.

As pessoas costumam ser movidas por ideais, por isso saber o que você deseja conquistar é o primeiro passo para mudar seus hábitos financeiros e não cair nas armadilhas do consumo.Conheça dicas para superar gastos e definir seus sonhos:

1. Foco: Coloque no papel o que você pretende realizar, mas cuidado para não exagerar na quantidade de metas. Melhor realizar uma única conquista do que dispersar recursos, perder o foco e a motivação tentando concretizar vários sonhos de uma vez. 

2. Futuro: Você pode, ainda, estabelecer um plano de médio ou longo prazo, algo que você precisará de mais tempo para tirar do papel, como ter um imóvel próprio ou um automóvel próprio. Então, veja quanto custa o seu sonho para saber quando ele poderá ser viabilizado. Conheça mais no Tradição.

3. Presente: Inclua em seu planejamento uma meta ligada à educação, aperfeiçoamento profissional ou desenvolvimento pessoal. Que tal ler um livro novo a cada dois meses, aprender uma nova língua ou assistir a aulas online sobre um assunto que lhe interessa? Conhecimento ajuda a melhorar a renda e a empregabilidade. 

Assuntos sobre economia, você pode acessar aqui.

4. Tudo tem o seu tempo: Só porque a vizinha montou uma cozinha nova ou teve um filho você precisa ter. Evite direcionar sua energia, tempo e dinheiro perseguindo objetivos alheios. Siga aqueles sonhos que façam você feliz e combinem com sua essência.

5. Faça os cálculos: Faça o seu orçamento para conhecer detalhadamente o quanto você recebe e gasta todo mês, sem esquecer as pequenas despesas do dia a dia. Somadas, elas podem consumir um bom percentual do seu rendimento. 

6. Conte para todo mundo: Muitas vezes, os sonhos não dependem apenas de você. É preciso envolver as pessoas a seu redor para que todos participem do desafio de guardar dinheiro e poupar nos gastos da casa. Além da família, compartilhe seus sonhos com os amigos e peça para que eles colaborem evitando programas caros, que possam comprometer seus objetivos.

7. Comemore: Celebre cada conquista, por menor que ela seja. Conseguiu quitar o que devia no cartão de crédito? Fez uma reserva financeira equivalente a um mês de contas? Passou no ENEM? Comemore e defina novas metas.

É fato que nem todos os sonhos envolvem dinheiro, como o desejo de um mundo mais humano ou de retomar uma velha amizade. Mas se seus sonhos exigem recursos, você precisa se educar financeiramente para aproveitar os benefícios de uma vida equilibrada, estando preparado para imprevistos e perto daquela felicidade que só os sonhos podem proporcionar!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − seis =