Home / Blog / Vale a pena iniciar um investimento agora?

Vale a pena iniciar um investimento agora?

Em tempos instáveis na economia e na política como o que estamos vivendo hoje em nosso País, fica difícil tomar uma decisão de investir ou não. À primeira vista, parece que o momento não poderia ser pior para começar um investimento. Mas será que essa informação é verídica? Será que não vale a pena iniciar um investimento neste momento?

Investimento… O que é?

A palavra investimento significa aplicação de recursos, tempo, esforço a fim de se obter algo. Ou seja, um investimento financeiro é diferente de um gasto, pois pressupõe um retorno vantajoso em algum momento.

Qual o momento certo para investir?

É claro que a melhor hora para investir parece ser quando a sua situação econômica está bem e estabilizada, já que é bem mais fácil separar uma parte de seu orçamento para investir durante os momentos de “vacas gordas”. Entretanto, isso não significa que iniciar um investimento em tempos de crise seja uma escolha negativa.

Nessas épocas pode ser mais difícil tirar 10% ou 20% do salário para aplicar em algum investimento, especialmente considerando que o custo de vida subiu e não sobra muito dinheiro no fim do mês. Porém, é conveniente ter uma visão de longo prazo sobre o que você vai fazer com seu dinheiro.

Como os investimentos traduzem um “retorno vantajoso”, eles dão mais segurança em um período de instabilidade financeira. Por exemplo: mesmo que você perca o emprego ou tenha um gasto de emergência, pode contar com aquele investimento para manter seu orçamento equilibrado por certo tempo. Portanto, se você ainda não tem algo que possa garantir sua segurança financeira durante a crise, é melhor começar imediatamente!

E o Consórcio… Vale a pena investir em um ?

Sim, hoje mesmo procure por um. Por outro lado, você precisa estar ciente que o retorno não virá dentro de um mês, ou talvez nem em um ano.  Os consórcios são investimentos de baixa liquidez,  ou seja você recupera seu dinheiro a longo prazo.

Algumas pessoas pensam que isso é um problema, pois você não poderá pegar o dinheiro na hora que quiser, como acontece na poupança, por exemplo. Mas, na prática, isso representa uma vantagem – pois protege seu dinheiro de ser recuperado e usado de maneira desnecessária. Essa característica é muito importante para investir em momentos de crise.

Além do mais, o Consórcio, é um tipo de investimento de baixo custo e risco mínimo. É ideal para um perfil mais conservador: você paga uma parcela mensal, sem juros, e ao final do consórcio recebe uma carta de crédito para comprar um carro, imóvel ou um outro bem que seja objeto do contrato. É um investimento acessível a todos, e incentiva a criar um patrimônio familiar. E mais uma consideração, se ao final do consórcio você sentir que o carro ou o imóvel não é tão importante, tem a possibilidade de alienar o bem.

Não existe momento ruim para investir – é preciso apenas saber e conhecer as opções corretas para cada fase de sua vida. Dentre as opções de investimento, o consórcio é considerado uma das mais simples, confiáveis e seguras. Pesquise os Consórcios disponíveis em sua região e veja qual melhor se encaixa em seu orçamento.

Invista em um Consórcio. Compartilhe sua opinião conosco!

Conheça o Consórcio Tradição!

2 thoughts on “Vale a pena iniciar um investimento agora?

  1. Pingback: 4 dicas para definir prioridades em seu orçamento familiar

  2. Pingback: CONTE SUA HISTÓRIA – Alda Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 13 =