Home / Blog / Transferência do Consórcio: Saiba como fazer!

Transferência do Consórcio: Saiba como fazer!

Posso transferir meu Consórcio para outra pessoa ?

Teve um imprevisto e não está podendo pagar as prestações do Consórcio? Foi contemplado e deseja vender sua cota? Ou mudou de planos e não deseja continuar no grupo?

Seja qual for a situação em que você se encontra, saiba que é possível transferir seu contrato de Consórcio para outra pessoa.

Antes de mais nada, em seu contrato consta todas as cláusulas referentes à transferência de titularidade. De modo geral, a transferência pode acontecer com cotas contempladas e cotas não contempladas.

No caso de cotas contempladas, o Consórcio Tradição irá analisar a capacidade financeira do novo titular. Esta análise é feita com o intuito do novo titular conseguir cumprir com o pagamento de suas parcelas.

Como prossigo com a venda?

A venda da cota do Consórcio, pode ser feita diretamente pelo consorciado ou pela administradora, mediante autorização, do consorciado. Caso você queira prosseguir com a venda, tenha cuidado ao fornecer suas informações pessoais ou de identificação (como número do grupo e cota) para terceiros.

Você pode informar os dados gerais, como regulamento do grupo, o contrato (fornecido pelo Consórcio Tradição), os percentuais já pagos e o saldo devedor em aberto.

Observação: O Consórcio Tradição irá ficar responsável pela aprovação da transferência, com base na análise financeira e nas garantias (caso a cota seja contemplada).

Antes de aceitar qualquer pagamento, aguarde a nossa confirmação.

Ao concluir o negócio, recomendamos que você faça um contrato com o comprador da sua cota, registrando o que foi acordado, com todos os valores, forma e data de pagamento.

Como um bom brasileiro: Negocie.

Quando for definir o valor da venda, considere não apenas o percentual do preço do bem ou o que você pagou até o momento, mas sim o valor atual.

Se o crédito tiver sido corrigido nesse período, o valor de mercado da sua cota poderá ser maior do que a quantia que você pagou por ela.

Com isso, você ganha mais flexibilidade na negociação.

Quando você desiste de uma cota de consórcio, você fica sujeito às penalidades pela quebra de contrato e precisará aguardar a contemplação por sorteio para restituir a quantia paga referente ao fundo comum.

A Transferência do contrato do Consórcio, apesar de estar sujeito à cobrança de taxa, é uma boa opção para reaver o valor pago com mais facilidade.

Viu só como o Consórcio fornece várias opções? Ele se adapta facilmente às suas necessidades. Aproveite todas as oportunidades, conheça tudo sobre o mundo dos Consórcios.

Para você conhecer um pouco mais saiba que no Consórcio Tradição é possível mudar o valor da carta de Crédito. Conheça aqui.

Fonte: Abac

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − onze =