Olá,
gostaria de ser atendido
no Consórcio Tradição!

Home / Blog / Manutenção do veículo: prazo para troca de óleos do carro

Manutenção do veículo: prazo para troca de óleos do carro

troca de óleo

Qual o prazo ideal para trocar o óleo do motor, caixa de câmbio, freios e direção hidráulica?

Seu carro leva você com segurança para todos os lugares que você quer ir, mas é preciso cuidar dele, para ter um bom funcionamento.

Algumas coisas merecem ser feitas em todas revisões do seu carro, evitando assim possíveis problemas mecânicos, elétricos ou estéticos. Todos esses processos são chamados manutenção preventiva.

Óleo do motor: O óleo em seu carro mantém tudo funcionando, e seu carro não pode funcionar sem o nível adequado de óleo. O procedimento deve ser feito com o carro parado há mais de cinco minutos em um terreno plano para que não aconteça um erro de leitura. Cada carro tem um prazo diferente para a troca do óleo, por isso é bom consultar o Manual do Proprietário.
Óleo da caixa de câmbio: Para carros manuais não é necessário a troca de óleo. Já em carros com transmissão automática, a troca é aconselhada a cada 40 mil a 60 mil quilômetros, dependendo do veículo e do fabricante. O nível deve ser checado a cada revisão ou a cada seis meses.

Afinal, escolho carro automático ou manual? Veja mais informações aqui.

Fluido de freio: a troca deve ser realizada a cada 40 mil quilômetros ou dois anos. Esse fluido absorve a água e, portanto, sofre oxidação com o tempo. Essa oxidação acontece, pois o fluido é um óleo submetido a altas temperaturas.
Lubrificante (ou óleo) da direção hidráulica: a maioria das montadoras não considera sua troca necessária. Mas, caso o nível esteja abaixo do mínimo, é necessário fazer a reposição. A deficiência do lubrificante pode provocar um desgaste do sistema de direção.

Importante: sempre confira o manual do seu veículo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *