Home / Blog / Dirigir? Nem pensar! Conheça 3 passos para perder o medo.

Dirigir? Nem pensar! Conheça 3 passos para perder o medo.

 

Como consigo perder o medo de dirigir?

Poucas fobias nos dias de hoje são tão comuns como o medo de dirigir. Não é muito difícil encontrar um indivíduo que utilize a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) apenas como documento de identificação. Os sintomas mais comuns desse medo são: suor excessivo, mãos trêmulas e pernas bambas – reações semelhantes a situações de estresse ou medo intenso.

Mas, você sabe de onde vem esse medo?

Transtorno psicológico, chamado Amaxobia ou medo de dirigir, afeta a população em sua vida diária. Em alguns casos, os pacientes se preocupam excessivamente com a possibilidade de perder o controle sobre o carro. Em outras pessoas há uma ansiedade sobre a ideia de atropelar alguém ou deixar o carro morrer.

O sentimento de antipatia para a direção é explicado pela ciência de duas maneiras: insegurança causada pela sensação de independência ao conduzir um automóvel e traumas, especialmente quando o condutor já sofreu algum acidente.

O casamento pode influenciar?

A resposta é sim. Existem muitas mulheres casadas que não dirigem, pois o marido a leva para todos os lugares, assim ele está sempre por perto. Em alguns casos o marido quer comprar um carro para a esposa, mas elas recusam por saber que tem ele para dirigir.

O fazer para superar o medo de dirigir?

1º passo: Confiar mais em você

Parece ser algo fácil, mas para muitos é um problema. Por isso, terapias e aulas especiais são algumas das fórmulas para quem sofre com o trauma.

2º Passo: Procure ajuda

Hoje, existem autoescolas especializadas com instrutores para auxiliar esse público. Vale a pena você fazer, será um grande investimento. Em muitas, o processo inicia com uma conversa de pelo menos 50 minutos, procurando entender qual é o problema da pessoa, trabalhando sempre com confiança.

3º Passo: Perca o medo sozinha

Perca o medo sozinha! Pegue o carro no fim de semana, vá na casa de um amigo ou vá até o fim da rua, só você pode controlar seu emocional. Caso tenha dificuldade, peça para alguém te ajudar a tirar o carro da garagem e deixe em um lugar fácil para você ir se acostumando.

Lembre-se: Pratica é o caminho para o sucesso no volante.

Para você realizar o seu sonho de conquistar o seu carro zero, faça um Consórcio. O Consórcio é uma compra planejada e você paga parcelas baixas antes de adquirir o seu carro. Conheça um pouco mais sobre as vantagens aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 10 =