Olá,
gostaria de ser atendido
no Consórcio Tradição!

Home / Blog / Conheça 5 dicas para você cuidar do seu carro no inverno

Conheça 5 dicas para você cuidar do seu carro no inverno

 

Com a chegada do inverno, alguns cuidados precisam ser tomados com seu automóvel. Os mecânicos relacionam alguns problemas mais comuns como: Partida nos carros flex, ar-condicionado e pintura merecem um pouco mais de atenção.

1- Bateria   

Por conta das baixas temperaturas, o óleo lubrificante do motor fica mais viscoso e dilata com mais dificuldade, o que acaba exigindo um pouco mais de bateria para dar partida no carro. Todo esse esforço pode fazer com que a carga da bateria se esgote mais rapidamente. Nesse momento é preciso procurar um mecânico de confiança e fazer todas as vistorias nos componentes, focando no alternador, verificando se ele está carregando a bateria corretamente.

Dica: Evite dar partida com o rádio ou os faróis ligados.

 

2- Abastecimento

Se o seu carro é movido a etanol deve ter percebido que nos dias mais frios o motor demora um pouco mais para pegar. Isso ocorre por conta do poder calorífico do etanol ser menor do que a gasolina. Muitos automóveis Flex são equipados com o famoso tanquinho, um reservatório de gasolina localizado próximo ao motor que auxilia a partida. O sistema é acionado quando a temperatura está abaixo dos 15 graus, em média. Nesse ponto que identificamos o problema: Como é difícil fazer frio, acabamos esquecendo de tomar os devidos cuidados com o tanquinho, e a gasolina que estava armazenada acaba vencendo.

O ideal é sempre trocar a gasolina do reservatório, pelo menos uma vez por ano. É recomendado também limpar o reservatório e verificar se a bomba elétrica está com o eixo quebrado.

Dica: Utilize gasolina Premium que possui maior durabilidade e mais octanagem.

Afinal, escolho carro automático ou manual? Entenda as diferenças

3- Ar-condicionado

No frio a última coisa que você pensa em fazer é ligar o ar-condicionado. Saiba que é importante deixar ligado pelo menos 15 minutos para que o sistema não pare de funcionar e evitar a proliferação de bactérias, evitando o risco de rachaduras e vazamentos das mangueiras, nos vedadores e nos selos de borracha.

 

4- Pintura

Com as temperaturas baixas, algumas vezes as geadas aparecem. O gelo das geadas não faz mal a pintura do carro, é preciso esperar derreter para removê-lo com água bem fria. Essa dica vale também para quando o carro fica parado por muito tempo em um nevoeiro.

Dica: Mantenha o polimento da pintura em dia.

5- Fluido do Radiador

É preciso estar atento a colocação do líquido correto. A mistura ideal é composta por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo à base de etileno glicol. O líquido correto altera o ponto de ebulição e congelamento da água, evitando que ela ferva ou congele.

Dica: Não coloque água da torneira no sistema.

Conheça os 10 carros mais econômicos do Brasil, clique aqui.

Colocando os 5 cuidados em prática, o seu carro estará protegido de possíveis danos que possam acontecer. Mas vale lembrar que sempre procure um mecânico de confiança e faça uma revisão para que seu possante não te abandone nas ruas.

Quer saber mais dicas de cuidados com seu carro, veja aqui.

Já pensou em fazer um consórcio de carros, conheça um pouco mais as vantagens aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 16 =