Olá,
gostaria de ser atendido
no Consórcio Tradição!

Home / Blog / Como posso usar o crédito do meu consórcio? Conheça 5 curiosidades.

Como posso usar o crédito do meu consórcio? Conheça 5 curiosidades.

O Consórcio é uma modalidade de acesso ao crédito que possui legislação própria e diversas normas editadas pelo Banco Central.

Embora seja fácil compreender sua dinâmica, existem várias regras que podem ser desconhecidas até mesmo por quem já é consorciado. No post de hoje, vamos revelar 5 curiosidades sobre a utilização do crédito do consórcio.

1- Adquira bens usados

No uso de crédito vinculados à aquisição de veículos automotores ou imóveis, é possível adquirir bens usados ou seminovos. No Consórcio Tradição para veículos automotores precisa ter de 8 a 12 anos de fabricação, estes deverão ter valor de mercado 50% superior ao saldo devedor.

2- Você pode adquirir outro bem e o fornecedor que desejar

Mesmo que seu contrato seja referenciado em determinado bem, você pode adquirir outro, desde que pertencente à mesma categoria. Assim, mesmo que você tenha feito consórcio para a compra de um carro, você pode, ao ser contemplado, optar por uma moto, visto que os dois fazem parte da mesma categoria. Conheça as categorias diretamente na Circular BC 3.432/09 , que aborda esse assunto no inciso XIII, do Art. 5º. Ainda, não importa em qual administradora você fez o seu consórcio, você sempre terá o direito de escolher o fornecedor ou prestador de serviços que melhor lhe convier.

3- Você pode retirar o crédito em dinheiro

Caso você queira receber o crédito do Consórcio em dinheiro é preciso ter quitado todo o saldo devedor e passado 180 dias da data da assembleia. Mas vale lembrar que o objetivo do consórcio, é sempre a aquisição de um bem. 

4- Você pode usar o crédito para quitar o financiamento

É possível utilizar o crédito do consórcio para quitação total de financiamento de sua titularidade de bens  e serviços por meio do crédito obtido. Para mais informações clique aqui. Conheça mais aqui

5- Você pode usar até 10% do valor do crédito para outros fins

O Consórcio permite que você  use até 10% do valor do crédito para pagamento de despesas relacionadas à aquisição do bem. Exemplos: Transferências de propriedades, tributos, registros cartoriais, instituições de registro e seguro.

Lembrando: O Consórcio é regulamentado e fiscalizado pelo BC. Todas essas possibilidades de utilização do crédito constam na Lei 11.795/08 (Lei do Sistema de Consórcio)  e na circular BC 3.432/08

E aí, já pensou em fazer um Consórcio? Conheça um pouco mais sobre em nossa matéria.

14 thoughts on “Como posso usar o crédito do meu consórcio? Conheça 5 curiosidades.

  1. Pingback: Análise de crédito: O que é? Como funciona no Tradição?

    • Consorlina says:

      Olá Maxsuel, tudo bem?

      No Consórcio Tradição temos duas maneiras de ter acesso à restituição: no encerramento do grupo ou nos sorteios dos excluídos(acontece mensalmente)
      Você pode acompanhar os resultados através do nosso Facebook (@consorciotradicao) ou WhatsApp (11) 98917-8189

      Att,

      Lina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 17 =