Home / Blog / Como funciona o consorcio de carros?

Como funciona o consorcio de carros?

Como funciona o Consórcio de Carros

Fazer um financiamento para comprar um carro dos sonhos, é algo difícil para os Brasileiros, seja pela dificuldade do crédito ou pelo valor alto das parcelas. Em meio ao tema, o consorcio de carros vem se mostrando melhor e mais efetivo, pois oferece parcelas que cabem no bolso de cada um.

Consorcio de Carros: Afinal o que é?

O Consórcio é uma compra planejada. É perfeito para quem não tem pressa em adquirir seu automóvel, imóvel, pesado ou serviço. Mas qual motivo de não ter pressa?

No consorcio de carros você paga parcelas baixas antes de adquirir seu bem, como se você estivesse guardando o seu dinheiro para ter o poder de compra do seu bem à vista.

Ele funciona como uma poupança conjunta para aquisição programada do seu carro.

Como funciona?

O Consórcio Tradição forma grupos de pessoas, onde todos possuem o mesmo interesse no tipo, preço do bem e quantidade de parcelas que serão pagas.

É necessário ter uma quantidade mínima de pessoa para o grupo ser formado e e valor do carro escolhido é diluído em um prazo determinado, para que todos paguem mensalmente as parcelas.

As contemplações acontecem de duas maneiras: através dos sorteios ou ofertando lances. Sempre os lances com maior percentual são contemplados. Para participar das assembleias é preciso estar com os pagamentos das parcelas em dia.

É preciso atenção no momento da adesão, pois a administradora de Consórcios precisa ser autorizada pelo Banco Central, o órgão que regulariza o segmento.

A ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio) contribui com diversos artigos que auxiliam os consorciados. O Consórcio Tradição é autorizado pelo Banco Central e é afiliado pela ABAC. Confira aqui: Site Banco central |  Lista com Administradoras associadas à ABAC

Adquiri a cota e fui contemplado: como funciona o pagamento?

Após a adesão, você recebe o boleto mensalmente em seu e-mail com informações sobre o seu grupo e resultados das pessoas sorteadas no último mês. Por esse motivo é muito importante manter os seus dados cadastrais sempre atualizado, principalmente o e-mail.

Esse boleto pode ser pago pela internet ou em qualquer rede bancária. O diferencial de fazer um consorcio de carros é não ter JUROS. Isso mesmo que você leu.

Diferente do financiamento, que possui taxas de juros altas, o Consórcio não tem nenhum tipo. O que você paga é a taxa administrativa e qualquer outra possível taxa estará descrita em contrato.

Veja como funciona a análise de crédito no consorcio de carros

As parcelas do consórcio de carros têm reajuste?

Dependendo do Grupo escolhido no Consórcio Tradição, existem reajustes diferentes. Trabalhamos com grupos que tem atualização conforme tabela do fabricante, sofrendo reajuste de acordo com a variação da tabela do veículo, ou anual pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), conforme aniversário do grupo. Assim mantém o poder de compra para todos os consorciados, desde o primeiro sorteado até o último.

Como sou contemplado?

Há duas maneiras de ser contemplado no consorcio de carros:

  • Sorteio: Todo mês é realizado um sorteio feito pela loteria federal, onde os consorciados são contemplados com o valor total da carta de crédito;
  • Lance: Como acontece em um leilão, os participantes poderão dar lances secretos e, quem tiver o maior deles, será contemplado. No Consórcio Tradição, é possível usar até 20%, 25% ou 30% do valor da carta de crédito como pagamento para o lance (Lance embutido). O valor adiantado será usado para quitar as últimas parcelas, diminuindo o prazo, ou diminuir o valor das parcelas restantes. Como você só paga o lance se for o vencedor, você não perde o dinheiro caso não ganhe.

O que acontece caso atrase o pagamento da parcela?

Caso aconteça alguma dificuldade e você não pague a parcela do mês, você acaba prejudicando a conquista do seu sonho de ter um carro próprio. Por isso é importante estar em contato com a administradora para informar sobre os imprevistos.

Lembrando que com parcelas pendentes você não concorre nas contemplações por sorteio. No Consórcio Tradição, caso fique apertado e não consiga pagar, oferecemos as melhores opções para você voltar a participar dos sorteios.

Qual carro e como posso comprar?

 Você pode escolher um carro de qualquer modelo ou marca, mas não pode adquirir um bem de outra classe, como moto ou imóvel.  Após ser contemplado, você não recebe o dinheiro em mãos, mas sim um documento confirmando o valor da carta de crédito.

Com isso, você pode escolher um carro novo ou usado (até 12 anos de uso), e como um bom brasileiro você pode negociar e indicar o veículo escolhido.

Caso o carro escolhido seja de menor valor que a carta, você pode usar o excedente para pagar outras taxas, seguro e outros gastos referentes à compra do automóvel. Por outro lado, se o carro for mais caro, você terá de complementar o valor.

O consorcio de carros é composto de pesquisa e planejamento, sendo ações que fortalecem a contemplação de forma mais rápida. O Consórcio de carros é a forma mais barata e segura de investir no sonho de comprar seu automóvel zero ou usado.

7 thoughts on “Como funciona o consorcio de carros?

  1. Pingback: Conte sua História: Renata Venturini

  2. Pingback: 4 dicas para quem pretende investir na compra de um automóvel

  3. Pingback: Conte sua história: Raycley Leite

  4. Pingback: Conte sua história: George Lima

  5. Pingback: Os 10 carros mais econômicos do Brasil

  6. Pingback: O que eu preciso saber para adquirir uma cota contemplada?

  7. Pingback: Afinal, escolho Carro automático ou manual?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *