Home / Blog / Como conseguir comprar meu 1º apartamento?

Como conseguir comprar meu 1º apartamento?

Comprar o seu primeiro imóvel não é uma tarefa fácil. Por ele ser um bem de valor alto, é necessário ter um planejamento afiado para o negócio se tornar viável para você. Listamos 5 dicas que podem te ajudar a conquistar seu primeiro lar!

1. Planeje os custos

Comprar um apartamento não é nada barato, e algumas pessoas não conseguem guardar todo mês um determinado valor em sua conta poupança. Por esse motivo, o Consórcio é uma solução.

Diferente dos financiamentos que possuem altas taxas de juros, com o sistema de Consórcios você paga apenas uma taxa à administradora, e na hora de fazer as contas você vai perceber que no financiamento você acaba pagando até três apartamentos ao invés de um.

2. Novo ou usado?

Pensando nos valores, o imóvel usado costuma ser um melhor negócio. O apartamento novo é sempre mais caro, mas veja pelo lado que você terá o prazer de morar em um local onde ainda ninguém morou. Uma opção é adquirir seu imóvel na planta, você economiza e muito!

3. Pesquisa legal do imóvel

Consultar os documentos do imóvel ou do corretor é fundamental. Faça uma pesquisa profunda em sites de busca e se possível procure um advogado. Os custos de ter um profissional jurídico ao seu lado pode custar até R$ 2 mil reais, mas é um investimento para evitar possíveis dores de cabeça que você pode ter no futuro.

4. Utilizo ou não o FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito de todo trabalhador com carteira assinada. Mensalmente, o empregador deposita 8% sobre o valor do salário, total do valor pago em horas extras, adicionais (noturno, periculosidade e insalubridade), 13º salário, férias (salário + ⅓) e aviso prévio (trabalhado ou indenizado).

Lembre-se: Só será possível receber o beneficio em algumas situações, como demissão sem justa causa, rescisão do contrato por extinção total ou parcial da empresa, aposentadoria, falecimento do trabalhador, compra de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.

5. Pesquise o imóvel ideal

Apenas você poderá saber qual o imóvel ideal para você: Se é aquele que tem 2 quartos (um quarto será o seu closet) ou então aquele que tem uma varanda maior para no domingo chamar os amigos para uma roda de conversa.

Pense na localidade, caso utilize transporte público para ir trabalhar ou estudar, pesquise imóveis que estejam próximos aos metros. Se é uma pessoa reservada, procure apartamentos sem salão de festas, isso irá diminuir o valor do condomínio.

E aí, pronto para fazer seu consórcio e adquirir seu primeiro apartamento?

Conte para gente como você está se planejando para essa nova etapa em sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 3 =