Home / Blog / Como eu posso comprar um imóvel sem ter dinheiro guardado

Como eu posso comprar um imóvel sem ter dinheiro guardado

Muitas pessoas desejam, em algum momento da vida, adquirir um imóvel – principalmente para fins de moradia. Porém, o que acontece com frequência é que a falta de dinheiro pode adiar a conclusão do negócio e, muitas vezes, o tempo passa e o sonho vai ficando cada vez mais distante. Muitas situações podem não permitir que a pessoa junte dinheiro suficiente para comprar um imóvel. De frente com esse problema, você sabe o que fazer? Será que é possível ter a chance de comprar um imóvel sem ter dinheiro guardado? Nós preparamos algumas sugestões que podem te ajudar nesse tarefa! Confira logo abaixo!

Financiamento imobiliário: empréstimo com bancos

Inseguras em fazer dívidas que podem estar acima de suas condições, muitas pessoas podem desejar comprar um imóvel apenas quando tiverem dinheiro suficiente. Seus receios, entretanto, fazem muito sentido, especialmente se elas se consideram conservadoras e com controle financeiro pessoal ideal.

Apesar disso, diferentemente de outros ramos de negócio, o mercado imobiliário traz certas peculiaridades que merecem ser consideradas antes de você desistir de comprar o seu imóvel. Uma das opções mais comuns para quem quer comprar um imóvel, mas não tem o dinheiro guardado, é o financiamento imobiliário. O comprador pode pegar um empréstimo com uma instituição financeira e passar dez, vinte ou trinta anos, por exemplo, quitando o crédito que pegou a fim de adquirir seu imóvel. Neste caso, existem muitos juros embutidos e o valor final a pagar acaba sendo mais que o dobro do imóvel que se tem em vista.

Consórcio imobiliário: compra de imóvel sem desembolsar grandes valores financeiros

Outra forma segura de comprar um imóvel sem ter dinheiro guardado, é o consórcio. A administradora que controla o consórcio agrega cotistas e cada um deles compra uma cota. Esse valor será liquidado, até que se atinja o preço total do imóvel. Em cada prestação, estão embutidos normalmente os valores da taxa de administração, o seguro e o fundo de reserva.

O consórcio oferece meios para se usufruir do imóvel, antes mesmo da quitação integral de seu valor. Essa situação acontece como um sorteio que é realizado entre os consorciados ativos – ou seja, que estão em dia com suas mensalidades – para que um deles seja beneficiado com o recebimento do bem. Em todos os meses são realizados sorteios, para que todos tenham a mesma chance de concorrer a essa contemplação.

Existe ainda a opção de ofertar um lance, situação em que os consorciados podem oferecer adiantamentos para obter a carta de crédito. Em cada período, o maior percentual de lance ofertado é contemplado, de acordo com o saldo disponível no grupo.

Use seu FGTS

Em muitas situações, as pessoas que querem comprar um imóvel não tem dinheiro na poupança ou em outra aplicação financeira, mas tem sua conta de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que jamais foi movimentada para algum fim.

Você sabia que é possível utilizar o FGTS para comprar seu imóvel? Mas é importante frisar que a Caixa Econômica Federal permite que o trabalhador saque o FGTS somente em algumas hipóteses:

  • O imóvel deve ser residencial;
  • A pessoa deve ter ao menos três anos de carteira de trabalho assinada, mesmo que não seja de forma contínua;
  • O comprador não pode ter um financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em nenhuma parte do país;
  • Ele também não deve possuir um imóvel residencial no município onde pretenda comprar o novo;
  • O comprador deve trabalhar ou residir no município onde fica o imóvel que deseja comprar usando seu FGTS.

O imóvel pretendido para compra com FGTS deve estar dentro das regras do SFH. O teto para a compra de imóveis nessas situações limita-se a R$ 750 mil em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e Distrito Federal e a R$ 650 mil em outras localidades. No caso, o FGTS poderá ser usado de forma integral ou como parte de entrada no financiamento, bem como para dar o lance em um consórcio.

Essas três possibilidades de compra permitem que você tenha seu imóvel mesmo sem contar com um volume de dinheiro guardado. Você ficou mais animado para comprar seu imóvel agora? Qual das opções acima é a que mais te agrada? Compartilhe sua opinião com a gente!

Conheça um pouco mais sobre Consórcios, e garanta seu imóvel agora mesmo.

Veja aqui 4 passos para transformar o sonho da casa própria em realidade.

 

 

3 thoughts on “Como eu posso comprar um imóvel sem ter dinheiro guardado

  1. Pingback: Vale a pena iniciar um investimento agora?

  2. Pingback: 4 passos para transformar o sonho da casa própria em realidade

  3. Pingback: Necessidade ou desejo: Você sabe identificar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + três =