Home / Blog / Carteira digital de Trânsito: aprenda a usar!

Carteira digital de Trânsito: aprenda a usar!

Carteira digital de trânsito

Antes conhecida como CNH Digital, a Carteira Digital de Trânsito (CDT) é um documento on-line que substitui a Carteira Nacional de habilitação (CNH), sendo acessada por meio de um aplicativo de celular do Denatran.

Antes restrita a algumas unidades de federação, hoje a Carteira Digital está disponível em todos os Estados brasileiros. Para acessar é bem simples, basta o titular seguir os seguintes passos:

  1. Baixar o app “Carteira Digital de Trânsito” no celular (versões Android e iOS)
  2. Entrar no aplicativo, criando uma senha
  3. Escanear o QR Code disponível na parte interna da CNH
  4. Realizar a validação final, por meio de um Certificado Digital ou de um sistema de reconhecimento facial do aplicativo.

No caso de a CNH não possuir o QR Code na parte interna (documentos mais antigos), o usuário precisará se dirigir a uma unidade do Detran para regularizar a situação.

Documentação do veículo

A Habilitação Digital já inclui, em quase todos os Estados brasileiros — com exceção do Pará —, o chamado CLRV Digital (Certificado de Licenciamento e Registro), a documentação do veículo.

A Habilitação Digital é um documento totalmente seguro e com validade jurídica. Ela pode ser acessada mesmo em situações em que não há sinal de internet e com aceitação por órgãos fiscalizadores obrigatória por lei.

A validação da documentação por meio do Certificado Digital é um processo rápido, prático e absolutamente seguro. Por fim, além de validar a Habilitação Digital, o Certificado Digital permite uma série de funcionalidades no dia a dia do cidadão. Como, por exemplo, o acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda e a facilidade de assinatura de contratos de compra e vendas de bens. Para profissionais como advogados, médicos e contadores, a certificação traz uma série de facilidades no âmbito profissional, como o acesso a processos em tribunais (no caso dos advogados) e facilidade para liberação de receitas on-line (para médicos).

*Fonte: Serasa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *