6 dicas simples para reduzir os gastos pessoais no seu dia a dia

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Que tal aprender como reduzir os gastos pessoais no seu dia a dia? Confira as 6 dicas que selecionamos para que este objetivo seja possível:

1- Anote todas as suas despesas para avaliar como e onde reduzir gastos pessoais

Provavelmente você tem uma ou poucas fontes de renda: seu salário, além de eventuais recursos providos por trabalhos extras ou até mesmo valores a receber com aluguéis, por exemplo. Ou seja, você sabe quanto dinheiro entra em seu orçamento doméstico. Portanto, será importante também saber o quanto gasta por mês.

Não estamos falando apenas de valores. Deve-se registrar o destino de cada conta, desde os serviços fixos de luz e Internet, por exemplo, até os dispêndios com restaurantes e lanchonetes que você frequenta. Isso fará você entender para onde está indo o seu dinheiro e avaliar quais gastos podem ser reduzidos.

2- Corte as despesas desnecessárias

Agora que sabe para onde seus recursos financeiros são destinados, você poderá identificar aqueles gastos que são dispensáveis. Por exemplo, se o seu plano de TV não é utilizado por completo, é possível que você faça um plano mais barato. Avalie também se há como reduzir as refeições feitas fora de casa; as roupas que compra por impulso todas as vezes que vai ao shopping; dentre outros itens supérfluos. Ao restringir as despesas fixas e variáveis de seu dia a dia sobrará mais dinheiro para investir em seus objetivos e sonhos, como comprar um imóvel próprio ou um automóvel.

3- Opte por produtos que não são de marcas famosas

Os produtos chamados de “marca branca” são aqueles vendidos com a marca da padaria, loja ou supermercado, por exemplo. Eles não têm uma marca famosa no rótulo, mas cumprem sua função perfeitamente – como os artigos de uso diário, que englobam desde itens de higiene até os alimentos mais comuns. Pesquise bastante para obter produtos de qualidade e ainda pagar muito menos do que pagaria por aqueles de marca mais famosa.

4- Diminua suas contas de telefone

Analise bem sua conta de telefone e as propostas das operadoras concorrentes. Será que não existe um plano de telefonia mais interessante para seu perfil de usuário? Outra coisa a se fazer é verificar seus registros de conta a fim de descobrir se não há serviços que não usa, mas que são cobrados de você. A portabilidade é uma opção a se pensar, caso sua operadora atual não lhe ofereça bons preços ou pacotes.

5- Diminua sua conta de energia elétrica

Hábitos simples, como não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo ou muitas luzes acesas no ambiente podem ter um impacto positivo incrível na sua conta de luz. Tire proveito da incidência de luz natural, deixando cortinas e persianas das janelas abertas. Substitua ainda as lâmpadas antigas por fluorescentes ou de LED. São pequenas mudanças no cotidiano que te ajudarão a reduzir os gastos pessoais.

6- Economize na conta de água

Algumas pias de sua casa estão pingando? Providencie o conserto logo: isso pode representar um aumento considerável de consumo de água e você nem está aproveitando o recurso. Nos momentos de escovar os dentes, lavar as louças ou tomar banho, utilize sua escova e ensaboe os objetos ou seu corpo com a torneira fechada, abrindo apenas para remover os resíduos. Só use a máquina de lavar louças ou de roupas quando estiverem cheias. Instale descargas de caixa no sanitário dos banheiros, em vez das descargas de válvula, que consomem muito mais água. Avalie outras maneiras de poupar o recurso e, assim, economizar também no valor da conta.

Você já utiliza estas dicas para reduzir gastos pessoais no seu dia a dia? Conhece ou aplica alguma outra? Conte para a gente no espaço para comentários abaixo!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×