Home / Blog / Aprenda como usar melhor o seu dinheiro com estas 4 dicas

Aprenda como usar melhor o seu dinheiro com estas 4 dicas

Não é todo mundo que desenvolve a capacidade (que muitas vezes pode ser considerada um talento) de gerenciar bem as finanças. Lidar melhor com o orçamento é essencial, principalmente quando sobra mês no fim do salário – e não a situação inversa.

O grande desafio de todo brasileiro hoje em dia é fazer o dinheiro sobrar e render. Mesmo diante das dificuldades econômicas que o país enfrenta e da falta de habilidade da maioria de nós, é possível aprender a fazer essa conta fechar positiva.

Mas quando isso acontece, você sabe o que fazer com esse dinheiro? Como usá-lo para seu benefício? Selecionamos algumas dicas fundamentais para você aprender a como usar melhor o seu dinheiro. Confira logo abaixo!

Faça uma lista dos seus objetivos pessoais

Quais as aquisições que você pretende alcançar na sua vida? Um carro novo? Um apartamento na praia? Talvez uma viagem para a Europa ou o Japão? E mais do que isso: o que você quer atingir a curto prazo? E quais conquistas você está disposto a esperar um pouco mais para poder usufruir?

É primordial que você, antes de tudo, entenda exatamente quais os planos e objetivos têm para conquistar. E, mais importante, como seu dinheiro pode te ajudar nessas missões. Então pegue papel e caneta e comece a enumerar essa lista para saber como usar melhor o seu dinheiro. Essa lista também vai ser o norteador para a próxima dica.

Planeje e mantenha um registro atualizado

Tenha um planejamento perfeito do que quer alcançar, que o caminho ficará mais fácil de seguir e as opções mais claras para você poder começar a usar melhor o seu dinheiro.

Concentre em uma planilha todas as suas receitas e despesas, e programe-se para investir o que sobrar dessa conta. Mas de nada vale listar tudo e não acompanhar, ou listar apenas uma vez e se esquecer de atualizar. Suas finanças devem ser monitoradas diariamente e sua planilhada atualizada pelo menos, uma vez por semana.

Entenda que existem diferentes tipos de investimento

Investimento é uma palavra que carrega uma “aura” de muita esperança e promessas, mas que nem todo mundo entende bem o que significa. Muita gente pesa que investir é só colocar o dinheiro numa poupança ou em ações e que tudo isso é “complicado demais”.

A verdade é que investir seu dinheiro é uma maneira de colocá-lo para trabalhar para você, adquirindo algo que não sofra tanta desvalorização e seja útil. Isso significar conquistar uma renda pela qual você não precise trabalhar, ou adquirir um bem que você vai usar por boa parte da sua vida.

Por exemplo, comprar uma casa é um investimento. Tanto para diminuir seus gastos mensais com aluguel, como para se tornar uma fonte de renda (através dos mesmos aluguéis) ou até mesmo investindo para reformar um local e vendê-lo mais caro depois. Um consórcio, por exemplo, é uma ótima maneira de investir em um bem que você vai fazer bom uso, como um imóvel ou um automóvel, por exemplo.

Um investimento financeiro, por sua vez, não significa que você precise pegar uma quantia enorme de dinheiro agora e colocar num banco. O investimento pode ser realizado aos poucos, até você alcançar o montante desejado.

Paciência pode gerar mais do que promessas

Não são raros os exemplos de pessoas que colocaram todas as economias de uma vida num empreendimento que falhou e gerou uma dívida enorme, além de todo o dano causado pela decepção e tristeza gerada por essa aposta equivocada.

Apostar alto pode ser muito excitante e tentador, mas é péssimo quando ela não rende. Às vezes, é muito mais rentável ter paciência e esperar um pouquinho mais para investir, mas ter a certeza que o rendimento vai gerar seu fruto.

Além disso, quem tem paciência, tem também um peso menor no investimento. Por exemplo, imagine que você deseja comprar um carro no valor de 70 mil reais. Ao invés de lidar com o fardo de tirar 70 mil do bolso de uma vez, você pode contar com um peso menor ao separar uma valor mensal para juntar e obter o carro em dois ou três anos. Essa é uma maneira inteligente e melhor de usar o seu dinheiro.

Essas são apenas algumas estratégias para você saber usar melhor o seu dinheiro, seja para adquirir um bem que deseja ou para fazer um investimento para que ele renda mais. Você já seguiu algumas dessas dicas? Conte para a gente!

One thought on “Aprenda como usar melhor o seu dinheiro com estas 4 dicas

  1. Pingback: 4 passos para transformar o sonho da casa própria em realidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 14 =