Olá,
gostaria de ser atendido
no Consórcio Tradição!

Home / Blog / Aprenda 7 dicas sobre como controlar as finanças pessoais

Aprenda 7 dicas sobre como controlar as finanças pessoais

7 dicas para controlar as financas pessoais

Empresas perderam clientes e lutam para manter o fluxo de caixa sempre no azul. Milhões de pessoas precisam lidar com aumentos significativos em contas fixas básicas – como a de luz – e com taxas de inflação cada vez mais altas.

Neste cenário, controlar as finanças pessoais é mais do que apenas um capricho – mas sim uma necessidade. Neste artigo nós vamos falar sobre algumas dicas que vão lhe ajudar a se planejar melhor e passar por esse momento, mas também aprender a deixar as suas finanças pessoais sempre controladas! Confira logo abaixo.

Anote todos os seus gastos

Contar sempre com a sua memória para guardar todos os seus gastos é o maior inimigo de um controle financeiro pessoal sadio. Por isso é preciso criar o hábito de anotar todos os gastos que você realizou em um dia, para fazer um controle no final do mês. Assim, quando você anota todas essas informações, você consegue visualizar melhor para onde seu dinheiro está indo, quais são os seus maiores gastos e onde estão os maiores desperdícios. Com este tipo de disciplina fica mais fácil descobrir onde nas suas finanças pessoais você deve se controlar.

Guarde a sua via do cartão

Sabemos que a tendência mundial pela sustentabilidade pede que você evite gastar papel de maneira desnecessária, mas recusar a sua via da máquina do cartão de crédito pode te prejudicar no controle das suas finanças pessoais. Portanto, sempre aceite a sua via e a guarde pelo menos até a fatura chegar. Assim você pode ir somando os gastos a cada compra e sabendo exatamente o que vai vir de cobrança no próximo mês. Se você não quer aumentar o consumo de papel, é possível optar por receber a sua via do cartão de crédito como um SMS no seu celular. Basta ativar essa opção junto da sua agência bancária.

Abuse dos apps financeiros

Use a tecnologia a favor do seu controle financeiro pessoal! Existem inúmeros aplicativos de celular que te ajudam a anotar todos os gastos e ainda lançam informações financeiras e gráficos de gastos para você. Tudo isso vai ajudar você a saber exatamente como seu dinheiro está sendo gasto e o que você precisa fazer para poupar mais!

Abandone o cheque pré-datado

O uso de cheque hoje tem se tornado uma situação cada vez mais incomum nas nossas negociações em dinheiro, porém se você ainda tem um talão em casa, fique atento ao seu uso. Soltar um cheque pré-datado para cobrir algum gasto ou pagar alguma conta é similar a oferecer um dinheiro que você não tem. Apesar da grande maioria dos cheques pré-datados serem programados, ele pode cair na sua conta na hora errada ou, se você não tem dinheiro para arcar com esse valor, os juros podem prejudicar significativamente as suas finanças pessoais. Sempre prefira outras formas de pagamento para solucionar as suas contas.

Muito cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito nada mais é do que um crédito que você ganha para poder pagar por algo sem ter que oferecer o dinheiro imediatamente naquele momento. Ele oferece muitas facilidades, mas se você se deixar seduzir, pode acabar gastando além do seu limite e comprometendo suas finanças pessoais. Se você precisar mesmo usar um cartão de crédito, imponha um limite máximo de gasto com ele: aproximadamente ⅓ do seu salario (incluindo também as prestações). Outra boa estratégia é não carregar o seu cartão na carteira diariamente – se você guardá-lo em uma gaveta em casa e usá-lo somente quanto necessário, você corre menos risco de gastar seu crédito por impulso.

Fique de olhos nos juros

As taxas de juros no Brasil são uma das mais altas do mundo, seja para o cartão de crédito, para empréstimo ou para pagar um simples atraso de conta. Antes de se endividar ou atrasar algum pagamento, fique atento aos juros e pondere se o pagamento dessas taxas realmente valem a pena. Em alguns casos você acaba perdendo o controle das suas finanças pessoais só por não ter prestado a devida atenção aos juros!

Cuidado com as promoções

Não é só porque as promoções têm o poder de seduzir você para comprar algo, significa que você precise gastar seu dinheiro com elas. É importante ficar atento com as promoções divulgadas por lojas e outros estabelecimentos, para que elas também não afetem suas finanças pessoais. Além de lhe estimular a gastar mais, muitas promoções, na verdade, não oferecem reais benefícios aos clientes. Fique atento a esses cuidados! Controlar as finanças pessoais é um cuidado que se baseia em várias etapas que devem ser seguidas e respeitadas no seu dia a dia. Além dessas dicas básicas, uma boa maneira de cuidar do seu dinheiro é fazer os investimentos certos e permitir que ele renda ainda mais para você no futuro – garantindo conforto e segurança! Como você controla suas finanças pessoais? Conte para a gente!

3 thoughts on “Aprenda 7 dicas sobre como controlar as finanças pessoais

  1. Pingback: Vale a pena iniciar um investimento agora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + um =