Home / Blog / 7 itens que você precisa ter em mente antes de comprar seu carro!

7 itens que você precisa ter em mente antes de comprar seu carro!

Quando você adquire um carro ele te proporciona uma série de benefícios: segurança, lazer, economia de tempo, felicidade entre outros. Mas não podemos esquecer que para seu sonho ser realizado é necessário entender sua capacidade financeira, pois diversos itens, entre obrigatórios e eventuais, farão parte do seu orçamento a partir da compra. Mas, antes de seguir com a ideia de ter o seu próprio, é preciso muito planejamento. Separamos alguns itens que fazem parte da vida do motorista e vão ajudar no seu planejamento!

1- Multas

Claro, que você será um bom condutor e estará sempre atento às normas de trânsito. Mas, talvez você poderá ser surpreendido por uma multa, cujo pagamento esteja atrelado à concessão do licenciamento do veículo, ou seja, só será possível ter mediante quitação de todas as suas pendências.

2- Pedágios e estacionamentos

As ruas estão cada vez mais cheias, o que dificulta na hora de encontrar vagas. Considerando também a questão de segurança, os estacionamentos são soluções em grandes cidades. E caso não tenha uma garagem em casa será necessário alugar uma vaga. Considere nesta conta também os gastos com pedágios!

3- Depreciação

O automóvel, ano a ano perde valor. Em média, um automóvel perde 10% de seu valor por ano no preço de revenda. Os eventuais danos (batidas, raladas na porta) recorrentes do uso também fazem parte da desvalorização. Então como recomendação, garanta que o seu carro seja bem utilizado, evite colisões e realize manutenções sempre.

4- Manutenções

Com o tempo, será preciso consertar algo que quebrou ou que não está funcionando corretamente. Independente da condição, seu veículo possui itens que precisarão ser trocados ou revistos frequentementes e todos eles precisam constar em sua planilha de custos. Por exemplo: Pastilha de freios, pneus, troca de freios, correia dentada, ar condicionado entre outros.

5- Limpeza

Com a pressa do nosso cotidiano, pode ser que seja difícil separar um tempo para limpar seu carrinho. Então, dependendo da sua rotina você pode preferir ir a um lava rápido. O valor pode variar de acordo com o tipo de limpeza que será feito. É possível economizar, quando você mesmo faz esse serviço. Mas, nesse caso não esqueça de colocar no planejamento os gastos com produtos de limpeza e a água que irá gastar.

6- Combustível

O componente que deve ser levado em conta antes mesmo de escolher o modelo do automóvel. No site do Inmetro, você pode descobrir o consumo médio de acordo com o modelo e fabricante.E no site da ANP, é possível acessar os valores dos combustíveis praticados em sua região. Como próximo passo, faça as contas, considere: o trajeto médio que será percorrido, o consumo médio do seu carro e o preço médio do combustível. Com isso você conseguirá estimar qual será sua despesa média mensal com combustível.

7- Seguro

Fazer um seguro para seu carro é opcional, em termos. Ao comprar carro, tenha em mente que está adquirindo um bem caro. Por isso, é realmente importante buscar diminuir os riscos de um prejuízo. O valor do seguro também vai variar de acordo com o modelo do veículo, ano de fabricação, o perfil do contratante, entre outros fatores. Entretanto, é fundamental ter esse custo em mente para evitar prejuízos com furtos ou sinistros.

Se você está se planejando para adquirir um automóvel, que tal fazer um Consórcio? Existem planos com valores e duração que cabem em seu planejamento financeiro. Em nosso blog também falamos se vale a pena iniciar um investimento agora e sobre como comprar seu primeiro veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − sete =