Olá,
gostaria de ser atendido
no Consórcio Tradição!

Home / Blog / 6 dicas para você ter uma boa vida financeira

6 dicas para você ter uma boa vida financeira

Gerir as finanças pessoais é integrar o pensamento econômico com pensamentos sustentáveis. Com a educação financeira, é possível compreender como as diversas ferramentas e suas atitudes podem te auxiliar e ser compatíveis com seus projetos de vida.

1 – Cativar

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” – Frase extraída do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupery.

Seu primeiro passo é ter a educação financeira como amiga e companheira. Por isso, cative-se pelo tema, pesquise e entenda sobre o tema. A educação financeira tem como objetivo entender por que tomamos determinada postura com o dinheiro. Os desafios estão por toda parte, somos guiados pelo impulso e pelo drama. A maioria dos nossos pensamentos é ligada às experiências da infância. Se os pais eram poupadores compulsivos e deixavam você passar vontades, hoje você busca atender suas necessidades de forma imediata. Agora, caso fosse ao contrário, eram gastadores, você será poupador para nunca ter dívidas.

2-  Educar

O nosso cérebro, por uma questão de economia de energia e até mesmo por segurança, trabalha para replicar ações que já deram certo e busca manter os mesmos padrões que tragam, conforto, aceitação e prazer. É comum ter esses três aspectos no ato do consumo de produtos ou serviços. Por mais que pensemos que é só uma escapadinha, a informação que prevalecerá em nossa mente é a satisfação plena. O exercicio de educar-se financeiramente tem que fazer parte da rotina.

Afinal, você sabe o que é educação financeira? Conheça mais aqui.

3 – Conhecer

O primeiro passo para estar no controle das finanças é conhecer a situação atual de seus rendimentos e gastos. Durante 90 dias, anote suas despesas em uma planilha, caderno, bloco, programas da internet, o importante é sentir-se confortável para executar a tarefa.

Pense:

1º Mês: Aprenda a mudar de rotina efetivamente e anotar TODOS os gastos

2º Mês: Com os gastos anotados, separar em três: essências, supérfluos e investimento.

3º Mês: Refletir sobre os novos hábitos financeiros e se sentir no controle

Dica: para você não se sentir desmotivado, mantenha parte das despesas de lazer e gastos extras

4 – Realizar

Um mundo sem sonho é como uma aquarela sem cor. Após conhecer sua situação financeira atual, está na hora de planejar como realizar seus sonhos!

  1. Ainda que tenha dividas, poupe algum valor, mesmo que simbólico. isso aumenta sua confiança.
  2. Seus objetivos devem trazer mais prazer que o esforço necessário para consegui-los

Use o tempo a seu favor para realizar sonhos de consumo, como comprar um carro ou uma moto.

O Consórcio é uma das melhores maneira para realizar seus sonhos, conheça mais aqui.

5 –  Equilibrar

Equilibre-se no vigor de cada de cada conquista, controle os picos de intensidade  e envolva toda a família, assim o caminho se tornará agradável até suas METAS!

6 – Sustentabilidade

Pergunte-se, antes de comprar:

Eu quero? Eu preciso? Eu posso? Eu mereço? Eu devo?

A economia vai bem se tivermos boas atitudes em relação ao dinheiro, e cada um deve fazer a sua parte para a sustentabilidade. Afinal, que mundo queremos deixar para nossas crianças?

Recursos financeiros serão mais bem geridos ao optarmos por produtos sustentáveis, reaproveitando materiais e eliminar os desperdícios. Pense: É no primeiro passo que se inicia a caminhada!

Consumir hoje, amanhã e sempre de forma contínua e consciente, manter uma reserva financeira para imprevistos, cumprir metas de curto e longo prazo, realizar sonhos e conseguir sua independência financeiras, esses são alguns dos desafios propostos que, com disciplina poderá ser atingido.

 

 

Créditos: Cartilha GFP (Gestão de Finanças pessoais/ metodologia CECRES)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × dois =