Está na mente de milhares de brasileiros. Uma informação importante é realizar o seu sonho não está tão longe assim. É necessário apenas planejamento, informações sobre o assunto e muita disciplina. Separamos quatro dicas para ajudar você a comprar sua casa própria. Vamos conferir:
1. Trace um bom plano
Antes de começar a sonhar com a casa própria, é preciso ter um bom plano traçado para ter a conquista do seu objetivo. Para começar, analise a melhor forma de adquirir um imóvel dentre aquelas que cabem em seu bolso. Você pode optar por fazer um Consórcio, onde paga mensalmente as parcelas e todo mês, ao menos um participante é selecionado para entrar no processo de compra do imóvel, por sorteio (feito pela Loteria Federal) ou mediante apresentação de um lance. Você pode optar por comprar o imóvel na planta, significa que vai demorar um pouco mais para ficar pronto ou também optar por um financiamento imobiliário.Como escolho diante as opções? Tudo depende dos seus objetivos finais e, especialmente de sua condição financeira. Por isso é importante fazer um Planejamento financeiro .Caneta e Papel para fazer todas as anotações são muito importantes nessa fase. Adicione o volume de dinheiro que entra em sua conta mensalmente. Calcule o que é mais vantajoso para você, ou seja, o que não vai comprometer suas contas mensais. E aconselhamos que você comprometa apenas 30% da sua renda com o investimento da casa própria.
2. Faça um investimento financeiro
Se você já tem alguma experiência em realizar investimentos financeiros, estude a possibilidade de fazer mais um com foco na aquisição da sua casa própria. Você pode investir na bolsa de valores, mas desde que você tenha boa experiência pois é um investimento variável. Outros tipos de Investimentos mais seguros são o Tesouro Direto, que oferece títulos pré-fixados que cobrem a inflação ou os Fundos de Investimento. O ideal é conversar direto com o gerente de seu banco para ele lhe oferecer a opção mais segura para investir seu dinheiro.
Faça investimentos seguros e que não afetem o seu orçamento financeiro. O sonho da casa própria deve ser alcançado de maneira responsável, pois é um grande investimento. Nunca faça dividas que não consiga realizar os pagamentos.
3. Tenha FOCO e DETERMINAÇÃO
É necessário fazer um PLANEJAMENTO FINANCEIRO para colocar o sonho da sua casa própria em prática. Será necessário ficar de olhos abertos em suas finanças e CORTAR todos os gastos desnecessáriospara poder alcançar seu objetivo, independente da maneira que optou em adquirir o imóvel – com consórcio, financiamento ou compra na planta. Isso significa que você terá que ter muita DETERMINAÇÃO e FOCO para alinhar suas decisões financeiras com o seu grande sonho.
Lembre-se que o sonho da casa própria é um objetivo à longo prazo. Você não quer comprar o imóvel que não seja compatível com os seus sonhos. Tenha paciência e pague suas parcelas em dia, para o sorteio da sua cota acontecer!
4. Tenha informações
Sabe o que vira pesadelo para os brasileiros na hora de adquirir a casa própria? É a falta de informações. Milhares de brasileiros fecham negócios apressadamente seja na compra de um imóvel na planta, fechando um acordo com uma instituição financeira ou optando por consórcios não confiáveis e depois descobrem ter entrado em uma grande furada.A dica mais importante é: PROCURE SE INFORMAR. Conheça todas as leis brasileiras de compra de imóveis, procure saber tudo sobre a empresa que está fechando negócio, entre nas redes sociais, procure depoimentos e converse com ex-clientes (Faça todas as perguntas que aparecerem). Você jamais deve comprar um imóvel com dúvidas e sempre deve contar com o amparo de empresas de renome no mercado para fazer as melhores escolhas seguras e certas!Apesar de adquirir uma casa própria pareça um sonho hoje, amanhã essa situação pode se tornar realidade! Como você tem se organizado para adquirir seu imóvel ? Conte pra gente!
Consorlina
14 thoughts on “4 passos para transformar o sonho da casa própria em realidade”
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, presumiremos que você está feliz com ele.
Pingback: CONTE SUA HISTÓRIA – Leandro Fonseca
Pingback: CONTE SUA HISTÓRIA: Genário Pereira
Pingback: 6 dicas para decorar sua primeira casa
Pingback: CONTE SUA HISTÓRIA: Raquel Silva
Pingback: Conte sua História: Flaviano Bertoldo
Pingback: Transferência do Consórcio: Saiba como fazer!
Pingback: Conte sua História: Alexssandra de Lucena
Pingback: Como eu posso comprar um imóvel sem ter dinheiro guardado
Pingback: Conte sua História: Brendo Pereira
Pingback: Conte sua História: João Marques
Pingback: 6 dicas básicas de finanças pessoais que você precisa começar agora mesmo
Pingback: Conte sua História: Demosttenys Lima
Pingback: Conte sua história: Raycley Leite
Pingback: Dirigir? Nem pensar! 3 passos para perder o medo de dirigir.